Os ingredientes usados são: bentone, plastificante, solvente, nitrocelulose e pigmentos.
Os ingredientes são colocados na quantidade certa e no tempo certo, isso implica diretamente na qualidade do produto. Os produtos são escolhidos e testados antes de serem usados.
O primeiro passo é a preparação do verniz, dentro de um tacho vão os solventes, o plastificante e a resina. Eles são agitados durante uma hora para que a resina se dissolva e a mistura fique homogênea.
Segundo passo é preparar o anti-sedimentante, que vai impedir que os resíduos do esmalte se depositem no fundo do vidro.
São misturados o bentone e os solventes, aí ficam mais duas horas batendo a "massa" pra dissolver bem a argila (bentone). A base para todos os esmaltes é 60% de verniz e 40% de anti-sedimentante e esse é o momento que os nossos AMADOS ganham cor. O pigmento é derramado no tacho, para serem misturados aos poucos à base.
O último passo é a filtragem, o esmalte passa por um "coador" de nailon para filtrar eventuais resíduos. Só então ele vai para galões, separados por cor e antes de ser envasado, é testado em laboratório.
Depois de testado o esmalte vai para o setor de embalagem, o produto vai para os vidrinhos através de mangueiras e a cada hora, 6 MIL esmaltes são envasados.
Para colocar a tampa com o pincel existem dois processos: o manual e o automático. Alguns vidros vão direto para a caixa, outros são colocados em filmes de PVC que tem moldagem a vácuo.
Agora estão prontos para seguir para as lojas.
E ai gostaram de saber como se faz?
Valeu, até a pxma!
